segunda-feira, 23 de julho de 2012

Bob Kauflin - Falar ou Não Falar? Eis a Questão

Retirado de blog Cante as Escrituras

Nos meus primeiros anos liderando o louvor e adoração no culto, eu pensei que tinha que compartilhar um mini-ensino ou uma oração sincera entre cada canção. Não tenho certeza porque eu pensei isso. Mas quando o meu pastor, finalmente, chamou minha atenção é que eu percebi o quanto era chato.
Muitos líderes de louvor com quem converso passam por lutas tentando saber quando e o que dizer durante a ministração no período de louvor.
Aqui estão quatro pensamentos que me ajudaram ao longo dos anos:
1. Conheça o seu objetivo.
Adorando a Deus com música significa mais do que ter uma experiência musical. Podemos fazer isso em um concerto ou com o nosso iPod. Mas o objetivo de um líder de adoração é ampliar a grandeza de Deus nos corações, mentes e vontades. A pessoa e a obra expiatória de Jesus Cristo deve tornar-se maior em nossos olhos e mais relevantes para nossas vidas.
Isso significa que eu devo fazer o que puder para garantir que as pessoas estão cantando com suas mentes, bem como seus espíritos (1 Coríntios. 14:15). Eu quero ajudá-los a se envolver com as verdades que estão cantando. Isso leva às palavras. Palavras faladas.
Após a primeira ou a segunda canção, eu vou levar cerca de 1-2 minutos para biblicamente, pessoalmente, e claramente ajudar as pessoas a compreender porque estamos prestes a cantar a canção seguinte. Eu vou puxar, geralmente a partir de um certo número de fontes possíveis: um ponto da mensagem da semana passada, o foco de uma série de ensino que estamos atualmente em uma nova canção… introduzir as razões para cantar louvores a Deus, ou mesmo um evento de interesse mundial (a tragédia no Haiti, por exemplo). Meu objetivo é conectar um aspecto do que Deus fez por nós em Cristo, com que as pessoas estão vivendo. E o que eu digo, eu quero ter certeza de que é baseado sobre a verdade imutável da Palavra de Deus, não apenas a minha opinião ou sentimentos.
2. Conheça o seu contexto.
Levando em conta que eu estou ministrando o louvor isso me ajuda a saber o que dizer. Costumo falar mais em um grupo menor, onde eu possa observar as pessoas mais facilmente. Em uma situação onde as pessoas não são muito expressivas, eu vou ter tempo para explicar como nosso corpo pode glorificar a Deus. Se as pessoas estão familiarizadas com as canções e os outros, posso dizer menos.
3. Conheça os seus limites.
Alguns líderes de louvor não se comunicam de forma eficaz. Outros simplesmente não têm o dom. Seja qual for sua situação, não assuma que você é a única pessoa que tem o que falar. Não há mandamento bíblico que diz que a pessoa que lidera o louvor tem que ser aquele que fala entre as músicas. Procurem o conselho de seu pastor em o quanto você deve dizer ou não dizer. Confie em mim. Ele provavelmente está esperando você para pedir conselho.
4. Varie o que você faz.
Por anos, eu trabalhei duro para desenvolver uma “exortação” que eu iria partilhar em algum ponto entre as músicas. Assim como eu pensei que estava ficando bom nisso, meu pastor sugeriu que não fizesse a mesma coisa todos os domingos. Eu não podia depender de minha rotina mais. Eu realmente tive que ouvir a liderança do Espírito.
Seguindo exatamente o mesmo formato todas as semanas, pode levar uma congregação a uma adoração sem vida e estereotipada. Mesmo que chamem de “carismático”, tente ler uma porção das Escrituras, orando como igreja, dando oportunidade para alguém dar um testemunho, ou permitir que alguém fale sobre uma canção.
Um Pensamento Final
Alguns músicos vão servir melhor a Igreja por não dizer nada. Mas não pense que você é um deles. Porque os líderes de adoração amam a glória do Salvador, nós queremos usar o que temos – música e palavras – para comunicar o quão grande Jesus Cristo realmente é.
A minha boca falará o louvor do Senhor, e toda a carne louvará o seu santo nome para sempre e sempre. (Salmos 145:21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário