segunda-feira, 14 de março de 2011

Música Instrumental "Gospel"

Historicamente, a música cristã sempre esteve mais associada à música cantada, especialmente ao canto em coral. Os instrumentos e a música instrumental sempre estiveream em segundo plano, e algumas vezes foram até marginalizados. Durante a idade média, era proibido qualquer tipo de instrumento nas igrejas, depois aceitou-se o orgão como acompanhamento, aos poucos outros instrumentos de orquestração (o piano surgiu no séc. XVIII), e ainda hoje diversas igrejas tem barreiras com instrumentos como guitarra, bateria e percussão (os instrumentos mudaram, mas a discussão não muda a mais de 1000 anos).


É natural a valorização do canto na igreja, já que a pregação do evangelho é o pilar mais importante para o culto cristão, no entanto, lamento que a música intrumental quase não seja explorada no meio cristão, que com criatividade e originalidade também pode ser carregada de conteúdo e significado, e contribuir com o momento do culto.


A música, dentre todas as formas de expressão artística, é uma das que causam maior impacto nas pessoas, mesmo que inconsientemente, levando-as a diferentes níveis de estado emocional/psicológico. Ouvir música também evoca diversas memórias que estão associadas a ela. Por isso quando escutamos a melodia de uma música, automaticamente mentalizamos sua letra, seu significado, o contexto da música, experiências pessoais associadas àquela música, etc.


Com criatividade, você pode utilizar a música instrumental em diversos momentos do culto. Abaixo coloquei algumas idéias:


- Prelúdio: Música que abre o culto. Sua principal função é fazer com que as pessoas que estão dispersas se foquem no culto que está começando.


- Poslúdio - Música tocada no término do culto, como uma despedida, sendo um espaço para orações individuais, e amenizando o barulho da movimentação das pessoas e conversas.


- Momentos de oração - para evitar que os ruídos desconcentrem as pessoas em suas orações, uma boa alternativa é utilizar a música instrumental, preferencialmente uma que não tenha letra, para que a memória da letra não atrapalhe nas orações das pessoas. Utilizar temas instrumentais de músicas conhecidas são válidas quando a letra da música está ligada a um momento de oração específico, como por exemplo missões. Nesses casos, vale a pena cantar a música após o momento de oração.


- Acompanhado à pregação - Já fui em algumas igrejas onde era tocado uma música instrumental acompanhando a pregação. O cuidado para fazer isso é que a música não pode desviar a atenção das pessoas do que está sendo pregado. Como disse no começo, a pregação do evangelho é o pilar do culto cristão.


- Fazendo fundo para fotos - É normal passar fotos ou vídeos durante o culto. Para valorizar mais esse momento, pode-se tocar uma música instrumental de fundo.

- Cobrindo espaços vazios ou de movimentação - Dependendo da organização do culto, podem aparecer espaços de silêncio, ou espaços em que esteja acontecendo alguma movimentação. Para evitar que as pessoas percam o foco e se dispersem nesses momentos, vale colocar uma música instrumental.



Dentro dos cultos a música instrumental cristã sempre terá um espaço menor do que a música vocal, no entanto, fora dos cultos existem um universo de possibilidades e oportunidades. A música é uma linguagem universal. Grupos de música instrumental cristã podem tocar em espaços que normalmente estariam fechados para a música gospel comum, como teatros, shopping center, festivais de música instrumental e/ou composições etc. É uma oportunidade única de conversar, testemunhar e pregar para pessoas que normalmente não estariam abertas para ouvir música cristã.`


Eu organizei junto com um amigo meu um evento de música instrumental na igreja em que frequentávamos, o "Marapé & Cia em Acordes". Apesar da falta de visão de algumas pessoas da liderança que não viam sentido no evento, o fato é que os eventos (que aconteciam a cada 2 semanas) tiveram diversos resultados positivos: incentivou diversas pessoas que estavam começando a tocar, formando-as para tocar no louvor, incentivou o início de uma escola de violão na igreja, diversas pessoas não cristãs entraram na igreja, abrindo uma porta para testemunhos, insentivou a comunhão entre outras igrejas etc. 


Sinceramente, desejo que surjam cada vez mais músicos cristãos que se dediquem à boa música instrumental, e que levem essa música para fora das paredes do templo. Que nós possamos ser uma referência de qualidade e bom gosto para  mundo, ao invés de sermos passivos ao que a indústria fonográfica nos empurra como podrão.

Para finalizar, separei uma lista de vídeos de músicas instrumentais cristãs para você ouvir. Claro que como sou guitarrista, a maioria é de violão ou guitarra, mas vale a pena escutar.



Ozielzinho - Sonda-me, Usa-me

Paulo Sérgio - Nosso General

Raphael Braga - Rude Cruz

Liudinho e Quinteto - Vencendo Vem Jesus

Victor Wooten - Amazing Grace

Mestre Robson Miguel - Hino Castelo Forte


Willie Carrero - Via Dolorosa


Josenildo Melo - Grandioso És Tu

João Alexandre - Que Segurança

Marinho Oliveira - Preludio I (Paz com Jesus Cristo)

E dois temas meus:

Renan Alencar - Your Love (Tema expressando o amor de Deus)

Renan Alencar - I'm Blue Today (Uma oração musical de desabafo com Deus)



Um grande abraço,

Renan Alencar de Carvalho

4 comentários:

  1. Grande incentivador da musica de qualidade! se a maioria das pessoas tivesse seu pensamento a musica gospel seria cristã!!!rs

    ResponderExcluir
  2. Valew Rafa. Contribuo do jeito que posso.. ultimamente tem sido escrevendo! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Grande Renan. Repostei esse tópico para vários amigos meus, falano sobre a impotancia do assunto. Relembrei aqui os momentos q passamos nessa época, e por coincidencia, acabei revendo aqui o video de nós tocando com o Mauro, e hj estava no EM&T (fazendo um curso essa semana de contrabaixo com professores da Berkley) e encontrei cm o Mauro (q creio dar aula lá), e conversamos um bocado do evento, e principalmente de vc, q sempre foi engajado nesse tipo de coisa! Q Deus possa estar te abençoando e te suprindo de todas as formas para q vc possa voltar o quanto antes 100% pra podermos fazer aquele som q sempre curtimos. Agora já dá pra rolar uns WalkingBass mais autênticos pra vc improvisar encima! HEHEHE Um abração!

    ResponderExcluir
  4. Grande Gustavo. Que bom saber que você está estudando. Musicalidade você sempre teve, agora vai dar pra gente fazer uns instrumentais da hora! Pena que estamos morando em cidades diferentes. Se encontrar o mauro denovo, manda um abraço para ele.
    Continue divulgando o blog! Abraços

    ResponderExcluir