domingo, 23 de janeiro de 2011

Conhecendo sua equipe

Quando se trata de trabalho em equipe, eu creio que um dos fatores mais importantes para o "sucesso" do grupo não está na habilidade individual de cada participante, mas no entrosamento que a equipe tem entre si. Um barco em que cada pessoa rema para um lado diferente não chega a lugar nenhum, não importa quão bom remador seja cada pessoa dentro. O barco anda bem quando todos remam juntos para a mesma direção. Tanto que nas galeras e barcos a remo da antiguidade eram tocados tambores para sincronizar a remada e  fazer com que todos trabalhassem de forma uniforme.

Fazendo um paralelo com a bíblia, o texto de I Co 12:4-11  mostra que a igreja é formada por uma equipe de pessoas com diferentes papéis (dons), e com certeza por pessoas em diferentes níveis de experiência e maturidade, mesmo assim Ef 4:1-6 deixa claro que devem atuar de maneira entrosada, com o mesmo modo de agir e pensar. O versículo 3 fala "Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz".

No entanto, para qualquer um que já participou de uma equipe sabe o quanto esse entrosamento e unidade é difícil de se conseguir, especialmente quando falamos em grupos artísticos. Cada um quer que as coisas sejam do seu jeito, os egos se inflamam com facilidade e as discussões aparecem por coisas muitas vezes banais. Não é por menos que Paulo falou para "fazermos todo o esforço para conservarmos a unidade".

Não quero me aventurar a dar alguma resposta de como solucionar esse problema, mas creio que um dos pontos que ajudam no amadurecimento do grupo seja conhecer sua equipe.

Quando falo em conhecer a equipe vai muito além do que saber o nome de cada um e dar um oi antes do ensaio. Envolve em entender o jeito que cada pessoa "trabalha", seus pontos fortes e fracos, suas dificuldades, seus gostos, seu modo de reagir a cada situação, saber sobre sua maturidade espiritual, sua experiência,  suas motivações, suas influências, suas opiniões etc.

Para isso, não basta apenas ter um tempo de convivência juntos. Muitas pessoas passam anos sem realmente se conhecerem. É necessário ter um tempo de qualidade. É preciso disposição para estar com a pessoa de forma ativa, conversando, orando, ensaiando, treinando, se divertindo às vezes, trocando experiências e idéias, dando feedback dos erros e acertos,  etc.

Não quero dizer que você tenha que ser o melhor amigo de cada pessoa, principalmente falando de grupos grandes, mas você deve nutrir um sentimentos de respeito e confiança com cada um para que o trabalho flua mais naturalmente.

Para você que é líder, um bom caminho para começar seja conhecer as áreas em que o grupo mais enfrenta dificuldades.

Em uma igreja que eu passei, eu utilizei algumas perguntas do livro "O coração do Artista" e fiz um questionário para cada membro de uma equipe de louvor e pedi para responderem sem assinar. Depois somei os resultados e fiz uma estatística das áreas com mais problemas, e a partir disso pude ver quais as áreas que precisavam ser trabalhadas e trazê-las para a discussão do grupo, e ver como cada um reagia àquela questão.

Para os próximos posts, vou tentar trazer algumas questões mais práticas sobre grupos de louvor e adoração. Não sou o dono  da verdade, nas espero contribuir para que seu grupo de louvor caminhe para se tornar cada vez mais uniforme e maduro.

Atenciosamente,

Renan Alencar de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário