quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Brincando com Afinações Abertas

Já fazia um bom tempo que não tocava um pouco, e resolvi gravar uns vídeos de brincadeira nesse último fim de semana, e pensei que isso poderia gerar um post para o blog. Fica como uma pequena sugestão prática para quem toca violão na igreja.

Saindo do normal

Normalmente, quando tocamos violão ou guitarra, temos como padrão a afinação das cordas na disposição colocada abaixo, tendo como o diapasão a nota Lá em 440 Hz.

1 - Mi
2 - Si
3 - Sol
4 - Ré
5 - Lá
6 - Mi

Mas essa não é a única afinação possível, e nem foi a primeira na história do violão. Na renascença, os alaúdes (avós dos violões modernos) tinham uma afinação bem parecida, mas a terceira corda era em Fá#, e o diapasão não era 440 (normalmente os grupos de música antiga afinam entre 410 e 420 Hz).

Outra forma de afinação utilizadas nas violas caipiras brasileiras* e violões de Blues** é a afinação aberta, ou seja, ao se tocar as cordas soltas, você tem um acorde maior (usar acordes menores também dá um efeito bem interessante, mas não é usual).

O uso dessas afinações possibilitam algumas coisas bem interessantes.

A primeira, e talvez mais interessante, é que você sai da zona de conforto. Por ter que re-aprender a fazer os acordes e escalas, saímos dos vícios e caminhos "manjados", e abrimos espaço para o ouvido e a musicalidade, descobrimos novos caminhos, e mesmos acordes comuns que estamos acostumados a tocar soam de forma impressionantemente nova. Não se espante se você compor pelo menos uma música para cada afinação.

Outro ponto interessante das afinações abertas é o uso de notas pedais, ou seja, você pode tocar melodias e frases nas notas mais agudas, e continuar tocando as cordas mais graves formando um "pedal harmônico", muito legal se você está tocando sozinho. Ou ainda, se você inverter o conceito, você pode trabalhar no grave imitando um contra-baixo, sem perder os acordes nas cordas mais agudas.

E por fim, embora não seja muito minha praia, você pode utilizar o slide sem preocupação de não tocar alguma corda. Não é por menos que os blueseiros da "velha guarda" utilizam muito afinações abertas. Vale a pena brincar um pouco para explorar essa musicalidade.

As afinações:

Embora não seja um "especialista", seguem as afinações que eu já utilizei

Em "D" - Por duplicar as quintas, dá um tom bem legal para blues ou rock. É a afinação alternativa que normalmente utilizo.


1 - Ré
2 - Lá
3 - Fá#
4 - Ré
5 - Lá
6 - Ré

Em B - Por tocar a terça do acorde 3 vezes, torna uma afinação bem sutil. Utilizei uma vez para uma música em estilo caipira, mas só tocando os acordes maiores (Tônica, Sub-Dominante e Dominante). Não explorei muito, mas vale tentar.

1 - Ré#
2 - Si
3 - Fá#
4 - Ré#
5 - Si
6 - Ré#

Em G - Por ter muitas músicas de louvor em G, vale a pena utilizar essa afinação. Do que já li sobre afinações abertas, a maioria dos blueseiros usam essa afinação.

1 - Ré
2 - Si
3 - Sol
4 - Ré
5 - Sol
6 - Ré

Exemplos:

Como falei no começo, esse post começou com alguns vídeos que gravei de brincadeira em casa. Colocando dois que fiz com afinação em D, como exemplo.

Te agradeço

O Senhor é a Luz




* As afinações de viola caipira tem nomes próprios para cada tipo, como "Rio Acima", "Rio Abaixo", entre outros. Não conheço o que é cada nome. Para quem souber, ou quiser pesquisar e compartilhar aqui, ficarei feliz em saber!

** Violões de Blues: Os tocadores de blues utilizavam ressonator guitars e dobros. Esses instrumentos possuem uma caixa de ressonância em metal que proporciona um maior volume no instrumento (lembrando que os instrumentos elétricos são recentes). A principal diferença entro o dobro e a ressonate guitar é que o dobro é todo de metal, enquanto a ressonate guitar possue apenas a caixa de ressonancia em metal. Uma forma comum de se tocar esses instrumentos é com eles deitados, utilizando um slide.

8 comentários:

  1. Gostei das dicas, Renan!
    Não deixe de pesquisar e muitas outras virão!
    DEUS prossiga abençoando o teu ministério.

    ResponderExcluir
  2. Robson, obrigado pelo incentivo!
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. Lembro-me de anos atrás, quando você morava em Mogi... Saudades de você meu irmãozinho! Como da última vez que lhe vi, realmente está tocando muito, qualidade e competência (como sempre) adorei o som... Quando estiver passeando pelos lados de Mogi, não deixe de ir na loja do meu pai (ainda estamos lá firmes e fortes).

    Deus lhe abençoe a cada dia mais...
    Julio Rossoni

    ResponderExcluir
  4. Grande Julio, como você está?

    Saudades mano. Obrigado pelos elogios. Estou morando em sampa agora, quando você também estiver por aki, dá um toque!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito Renan parabéns e que Deus continue guiando seus caminhos !!!

    Se caso se interessar mais sobre assuntos referentes a afinações abertas e Blues visite minha página no Face !

    Face: https://www.facebook.com/alexandre.carvalho.7524879

    Delta Blues Fans : https://www.facebook.com/pages/Delta-Blues-Fans/638094799543695?ref=hl

    Igreja Missionaria Nova Aliança : https://www.facebook.com/IgrejaMissionariaNovaAliancaAguaEspraiada

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog
    Sobre o nome das afinações na viola caipira: os nomes estão associados a lendas sobre estas afinações
    Rio abaixo ; afinação do capeta
    Muito utilizada no norte de minas, fronteira com a Bahia, é uma afinação em sol aberto e a segunda mais utilizada.Segundo a lenda esta afinação tem este nome devido a um violeiro misterioso que descia o rio durante as noites de sexta-feira numa canoa tocando numa afinação desconhecida.O tal violeiro ,segundo a lenda ,era o diabo. Os violeiros ouvindo esta afinação aprenderam-na e as utilizam até hoje.Outra lenda diz que os violeiros que tocam nesta afinação fizeram um pacto para aprender a tocar.
    Rio acima : a afinação santa
    Esta afinação remonta a Portugal, de onde herdamos a viola. Segundo a lenda São Gonçalo do Amarante, o santo violeiro, tocava nesta afiação para as prostitutas distraindo-as e impedido-lhes de pecar.
    Cebolão
    Segundo dizem é a mais bonita das afinações de viola.Seu nome vem de um causo que diz que uma mulher ao ouvir a beleza desta afinação chorou.como dizem que quem corta cebola chora a afinação que fez a mulher chorar se tornou cebolão
    mais afinações:http://www.angelim.mus.br/index_arquivos/afinacoes.htm

    ResponderExcluir